quarta-feira, 28 de maio de 2014

Vargas Constitucional

Leitura da Constituição Brasileira

Vargas Constitucional


A constituição de 1934 assegurou uma série de direitos trabalhistas que eram reivindicados desde o governo provisório. A legislação de 1934 garantia direitos básicos aos trabalhadores, como ferias anuais e descanso semanal remunerados, a jornada de trabalho de oito horas diárias, a proibição do trabalho para menores de 14 anos, a proteção para gestantes e criação da carteira de trabalho.



  • A Radicalização Ideológica
A crise econômica ainda assolava a Europa e os Estados Unidos onde havia altos níveis de desemprego. As ideologias extremistas europeias do inicio dos anos 1930, como o totalitarismo, tiveram desdobramentos no Brasil.


  • O Integralismo e a Aliança Nacional Libertadora
Criada em 1952, a ação integralista Brasileira era um movimento político que possuía fortes influências do fascismo italiano. Plínio Salgado e os demais lideres da AIB adotavam valores cristãos e tradicionais para atrair novos militantes. Em 1935 foi criada a aliança nacional libertadora (ANL). Luis Carlos Prestes líder da ANL.

  • Os enfrentamentos e a intentona comunista.
Getúlio Vargas cria uma Lei de segurança nacional, a ANL tenta depor Vargas, no Rio Grande do Norte iniciou-se a Intenatona comunista, houve vários enfrentamentos entre forças paulistas e os revoltosos, a tentativa do Golpe foi sufocada e reprimida pelo Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário